Porque o novo Jornalista deve ser multitarefa?

Você já deve ter ouvido vários jornalistas dizendo “Ah! Eu não produzo arte! Isso é trabalho de designer e diretor de arte…” ou mesmo “Não vou criar anúncios ou posts para o FACEBOOK, isso não é coisa de jornalista. Meu trabalho é produzir reportagens e escrever matérias.”

Pois bem, é hora de mudar esta mentalidade…

Se você já disse, viu ou ouviu algum colega falando este tipo de coisa. Sinto lhe informar, mas logo vocês estarão fora do mercado. [risos]. É sério.

Hoje em dia, a palavra chave para o jornalista é REINVENTE-SE.

Com o boom da comunicação digital, a profissão passou e está passando por uma transformação. Muitos de nós jornalistas ainda não entendemos que devemos ser multitarefa. Oi? Sim querido (a), multitarefa!

Devemos colocar em nossas cabeças, que não somos “apenas” produtores de conteúdo. Já perdemos muito espaço no Marketing Digital. Profissionais de outras áreas, inclusive, vêm fazendo tarefas que deveriam caber a nós, jornalistas, como produção de textos.

Somos profissionais de comunicação e tenho certeza que não existe ninguém melhor e mais capacitado para trabalhar no mercado digital, que nós jornalistas.
Mas o que eu preciso entender e aprender como Jornalista Digital?

Vamos lá!
– Conhecer as ferramentas de pesquisas do Google;
– Aprender técnicas de SEO;
– Criar conteúdo relevante, que proporcione engajamento.
– Aprender a linguagem das Redes Sociais;
– Analisar métricas para apresentar resultados aos clientes;

Esta é a realidade de muitos jornalistas que já trabalham com Marketing Digital. E você está preparado?

Espero que você tenha gostado do artigo e que o conhecimento transmitido tenha sido útil para seus projetos de jornalismo. Se você chegou até o fim da leitura e curtiu o conteúdo, utilize os botões abaixo e compartilhe com seus amigos nas redes sociais! Grande abraço e até a próxima.

 

Compart. 0