Por que ter site ou blog é importante pra você jornalista digital?

Primeiro pergunte a si mesmo: Porque devo ter um site ou blog?

A resposta é simples! Porque além de ter as redes sociais como vitrine, você precisa de algo concreto, ou seja, um ambiente para que o seu público conheça o seu trabalho.

Hudson o que você quer dizer com isso?

Vamos lá!

Assim como eu, quando estava perdido, recebendo um turbilhão de e-mails sobre Marketing Digital (Com que frequência? A todo instante!), vejo muita gente optando por fazer uma página no Facebook e publicando textos enormes. (Ah é mais barato, não estou podendo gastar!).

Pois bem, meu caro jornalista!  Entenda que páginas e perfis nas redes sociais são partes da engrenagem para alavancar o seu negócio digital.

Só um exemplo! Que fim tomou o Orkut? Virou fumaça né? E se o senhor estiver publicando o seu conteúdo somente nas redes sociais, saiba que ele também corre o risco de virar fumaça.

Resumindo, o seu site ou blog, é o seu currículo/portfólio. Uso sempre o meu exemplo como profissional digital. Quando eu criei o meu blog, as oportunidades começaram a surgir.

SEPAREI ALGUMAS DICAS PARA VOCÊ NÃO VIAJAR NA MAIONESE QUANDO FOI CRIAR O SEU.

Planeje

Não basta criar um site sem saber qual é o seu objetivo e a quem ele atende. Por isso, planeje com calma e pense na melhor forma de atender seu público.

Escolha um segmento

Sobre o que você quer falar?  Cubra pautas que a grande mídia não cobre. Lembre-se: Quem fala pra todo mundo, não fala pra ninguém. Estude um pouco sobre seu público, para isso existe uma ferramenta muito legal, o Criador De Personas. Acesse o link: http://geradordepersonas.com.br/.  Mas o que é Persona?  É a representação do seu cliente/público, com todas as suas principais características e necessidades.

Estude SEO

No ambiente digital, o SEO (Search Engine Optimization) é conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca, angariando mais visitantes e consequentemente mais conversões.

Use-o como ferramenta de marketing

Dentro do seu site você poderá inovar criar novos serviços e facilmente editar os produtos que oferece. Por isso, divulgue o quanto puder.

Hudson, onde você criou o seu site?

Tanto o site da Escola do Jornalista Digital quanto o Blog do Hudson Cunha, eu criei no HOSTGATOR. A plataforma quem tem um custo benéfico razoável e o suporte técnico é excelente. Recomendo!  Ah!  Não se esqueça de verificar se o domínio (Base de toda a sua identificação profissional na Internet) está disponível.

Só pra esclarecer

O que diferencia um blog de um site é a maneira pela qual o conteúdo é gerenciado e a interação com o público alvo. Hein…?

Vamos lá!

O site é como uma apresentação corporativa da empresa, portanto é mais formal do que um blog.

O blog é como um amigo que entende muito sobre um assunto e gosta de compartilhar dicas com seus amigos, portanto é mais informal do que um site e quem gerencia um blog em geral possuem autonomia total para publicar suas opiniões. Ah! Nada impede que você use-o como uma ferramenta de notícias, fazendo o Seu Jornalismo.

Foto: http://www.seofreelancer.pt/

Espero que você tenha gostado do artigo e que o conhecimento transmitido tenha sido útil para seus projetos de jornalismo.  Se você chegou até o fim da leitura e curtiu o conteúdo, utilize os botões abaixo e compartilhe com seus amigos nas redes sociais! Grande abraço e até a próxima.

Compart. 0